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Cenário incerto pede dados precisos

03 | 02 | 2023 Tempo de leitura: 6min 130 visualizações

Dados precisos e consistentes são o insumo básico de uma gestão eficiente nos dias atuais. Já mencionamos em texto anterior deste blog que a perspectiva econômica para 2023 ainda é repleta de incertezas. Em especial, pelo cenário externo que segue indefinido quanto à guerra Rússia x Ucrânia e seus impactos na economia global. Existe até mesmo o risco de uma recessão mundial. 

Já o cenário interno inclui um governo recém-empossado e cheio de desafios, além de um momento econômico ainda prejudicado pelo baixo poder aquisitivo do trabalhador. Além disso, é preciso atentar para questões como inflação elevada e juros altos, que seguem afetando o poder de compra e podem afetar o resultado das empresas.

Por outro lado, há a expectativa de que o dinheiro do Bolsa Família e do reajuste real do salário mínimo ajude a aquecer a economia, movimentando especialmente o mercado de bens de consumo não duráveis. Já que esses recursos tendem a ser direcionados para a compra de produtos alimentícios, artigos de higiene pessoal e outros itens de primeira necessidade.

Para Fernando Figueiredo, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Mtrix, o ano de 2022 “foi extremamente desafiador, marcado por guerra com impactos mundiais, inflação galopante, culminando com a troca da presidência no Brasil”. Esse cenário, segundo ele, gera inevitáveis expectativas e incertezas. 

Assim, diante de tantas variáveis, o acesso a informações atualizadas e confiáveis, que permitam a tomada de decisões embasadas em dados reais, permanece como um importante diferencial competitivo para organizações de todos os segmentos. 

Olhando os dados de perto

“Em um cenário tão volátil quanto o atual, é importante manter um olhar próximo sobre o comportamento do mercado para alinhar suas metas e estratégias de negócios”, aconselha Fernando Figueiredo.

E dados consistentes são fundamentais para olhar bem de perto os números relevantes para cada negócio e enxergar as oportunidades. É por meio deles que o gestor pode obter indicações importantes de como aumentar a sua distribuição numérica, identificar as regiões mais promissoras e conhecer o comportamento de compra do consumidor com os dados precisos. 

Poder traçar os planos para 2023 com esse olhar próximo ao mercado é certamente o melhor dos mundos. Por isso, a Mtrix disponibiliza, periodicamente, estudos mensais e anuais sobre a performance do mercado de bens de alto giro. Nosso objetivo é oferecer um panorama do consumo no país que permite às empresas comparar sua marca com as demais e avaliar as tendências do mercado. 

O Mtrix Market Insights (Dados precisos)

O mais recente estudo anual Mtrix Market Insights traz um panorama dos mercados de Alimentos, Cuidados Pessoais e Cuidados com o Lar no fechamento do ano de 2022, em comparação a 2021. Ele engloba KPIs estratégicos como vendas em receita, volume, preço, total de compradores e ticket médio por PDV. 

O material contemplou o comportamento de compra nos canais Varejo Alimentar, Food Service e Farmácias & Perfumarias, com análises trimestrais por categoria e comparativas entre as regiões do país.

O estudo revela, por exemplo, que o comportamento do Mercado de Alimentos em todo o Brasil foi positivo em 2022, na comparação com o ano anterior. No canal Varejo Alimentar, as vendas em receita cresceram +26,3%; as vendas em volume, +8,9%; e o total de PDVs, +4,1%. No canal Food Service, as vendas em receita aumentaram +28%; em volume, +20%; enquanto o total de PDVs subiu +5,6%

ACESSE O ESTUDO COMPLETO AQUI

Case real com dados precisos

É claro que, além de estudos que trazem um panorama geral, o acesso a soluções customizadas ajuda as decisões a serem ainda mais certeiras.

Trabalhar com base em dados acurados fez toda diferença para a BIC, por exemplo. A parceria com a Mtrix aumentou a penetração da marca, com um maior portfólio de produtos nas lojas e aumento de distribuição numérica. 

Walter Serpa, Gerente de Desenvolvimento de Canal da empresa, conta que, apesar de a BIC ser uma grande marca, bastante conhecida e já tradicional no mercado, seus produtos não marcavam presença nas principais lojas do país com todo o seu sortimento. 

Estudo de Mercado Mtrix com dados precisos mostrou-se uma fonte de informações altamente confiável. Possibilitou identificar os pontos de venda mais promissores e orientar corretamente seus distribuidores para abertura de novos parceiros comerciais. Para Serpa, a ferramenta trouxe resultados práticos e bom retorno financeiro.

Sammy Moraes, Gerente de Administração e Inteligência de Vendas da BIC destacou outras vantagens das soluções Mtrix. Por exemplo, como a equipe técnica é capaz de oferecer suporte rápido e pacote de excelente relação custo-benefício. Ele avalia que, no mercado de dados, o estudo da Mtrix está muito à frente dos concorrentes. 

Assista ao depoimento completo de Walter Serpa:

Visibilidade real com dados precisos

A Mtrix especializou-se em atender à indústria que precisava ter visibilidade tanto do distribuidor quanto do varejo, para planejar melhor suas estratégias. E seu grande trunfo é oferecer essa visibilidade do online e do offline em uma só plataforma, alimentada por dados coletados diariamente. 

Com isso, as soluções de inteligência Mtrix trazem confiabilidade e consistência aos dados, embasando decisões certeiras, eficientes e rentáveis. Profissionais especializados realizam verdadeira imersão nas necessidades dos clientes e apontam caminhos para os melhores resultados. Assim, garantem a flexibilidade necessária para adequar as soluções à realidade de cada empresa. E oferecem respostas rápidas e suporte qualificado para quaisquer alterações ou adaptações.

Além disso, com toda a experiência acumulada na integração, captura e processamento de dados transacionados diariamente entre fabricantes, distribuidores e varejistas de todo o país, a Mtrix tem oferecido cada vez mais soluções customizadas focadas nos atacadistas/distribuidores parceiros da indústria, alimentando um ciclo virtuoso e poderoso de compartilhamento de informações.

Sobre a Mtrix

Há mais de 12 anos no mercado, a Mtrix atende hoje mais de 70 indústrias e 1.500 distribuidores e atacadistas, trazendo visibilidade do comportamento de compras de 1 milhão de pontos de venda em todo o Brasil.

A exclusiva MIND, plataforma de data quality da Mtrix, eleva ao máximo os níveis de qualidade da informação. E a tecnologia de última geração utilizada garante segurança, rapidez e confiabilidade nas soluções.

Consulte a Mtrix antes de lançar sua próxima campanha de incentivo de vendas!

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