Pesquisas de mercado e a crise econômica no século 21

Tudo sobre pesquisas de mercado
Como poucas vezes, na história recente do Brasil, abate-se sobre a Economia uma crise cuja extensão e profundidade, segundo apontam pesquisas de mercado, estão ainda distantes de serem previstas com exatidão.
A cada dia, novos cenários econômicos surgem e tornam o futuro ainda mais incerto. A visão do fim do túnel — símbolo de estabilidade — parece cada vez mais distante. Nesse ambiente volátil, decisões precisam ser rápidas e flexíveis, enquanto ferramentas tradicionais, como pesquisas de mercado defasadas, revelam suas limitações diante da velocidade das mudanças.
As empresas do mercado de consumo, entretanto, não podem parar. Executivos de empresas líderes globais em suas categorias testemunharam ao blog que suas metas, estabelecidas com a melhor precisão que seja possível, têm de ser acompanhadas e revistas, com velocidade sem precedentes, dada a volatilidade que se observa no varejo, repercutindo sobre toda a cadeia. E com grandes variações regionais, refletindo os diferentes perfis de consumo local.
Nesse quadro, uma reflexão se impõe: que valia têm os relatórios feitos pelas empresas de pesquisas de mercado para orientar seus clientes?
Como se sabe, como regra, os relatórios de pesquisas de mercado são feitos em bases amostrais, sobre uma reduzida quantidade de pontos de venda, à qual se aplicam modelos estatísticos para daí determinar o que supostamente representaria o mercado como um todo. Pior, são publicados com uma defasagem de até mais de dois meses a contar da data em que as pesquisas foram feitas no campo.
Ou seja, uma combinação que os torna imprestáveis para realmente orientar as decisões das empresas, ainda mais nos tempos que vivemos.
O papel (e os limites) das pesquisas de mercado em tempos de incerteza econômica
Estamos no século XXI, nos tempos do big data e da notória prevalência da vontade individual dos consumidores. Que exigem informações próximas do real time e do censitário, com um nível de granularidade que permita identificar e diferenciar os eventos segundo o tempo e localização onde e quando os fatos realmente ocorrem.
Diz-se que informação antiga não é informação, é história. E não vale mais a regra de que se pode chegar ao todo através da soma de algumas partes. No mercado atual, a soma das partes é apenas um conjunto de diferentes e numerosas partes individuais.
A indústria precisa de soluções que ofereçam esse conhecimento profundo, em tempo real, do comportamento de seus canais para poder agir de forma rápida e precisa.
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