Como identificar os pontos de vendas com maior potencial

Ao abrir um novo negócio, é normal questionar a melhor localização, pois um mau investimento pode gerar grandes prejuízos. Nesse caso, como identificar os pontos de vendas com maior potencial é a melhor maneira de avaliar se aquele negócio, em determinada região, é ou não adequado para o seu segmento.
Como identificar os pontos de vendas
Além disso, alguns clientes são mais valiosos do que outros. Isso pode ocorrer por vários motivos, desde o tamanho de suas compras até a renda média e faixa etária de determinada localização. Entender esses perfis ajuda a definir como identificar os pontos de vendas mais promissores para cada tipo de público.
Empresas de sucesso geralmente são aquelas que identificam esses clientes, constroem relacionamentos com eles e trabalham para atrair novos consumidores com perfis semelhantes.
Com um planejamento estratégico e a escolha de um cenário promissor, as chances de se consolidar no mercado são muito grandes. Mas, como identificar os pontos de venda ideais? Essa é a chave para decisões mais assertivas e sustentáveis no longo prazo.
O que é potencial de mercado?
Potencial de mercado é o quanto sua empresa consegue produzir e quanto o mercado é capaz de comprar. Isso quer dizer que é necessário compreender como identificar os pontos de vendas com maior aderência ao seu público, além de segmentar corretamente diferentes grupos de clientes para determinar ações específicas para cada perfil.
Ou seja, uma estudante de 18 anos e um economista de 40 têm desejos, comportamentos e necessidades diferentes. Da mesma forma, mulheres, idosos e pessoas de diferentes classes sociais possuem características e expectativas muito distintas — o que influencia diretamente como identificar os pontos de vendas ideais para cada grupo.
Assim, entender como identificar os pontos de vendas e o potencial de mercado significa analisar qual público-alvo seu negócio atende, onde essas pessoas vivem ou circulam e quais são seus hábitos de consumo. Desse modo, as chances de consolidação e crescimento são significativamente maiores.
Por que segmentar o mercado é importante?
Ao definir adequadamente o seu nicho de mercado e o público-alvo, suas ações serão mais assertivas e você conseguirá ter o retorno desejado, dado que você utilizará melhor os recursos, pois aprende quem quer o seu produto e quem você precisa atingir. Além disso, o aumento de lucro é maior, pois você se relaciona com clientes com maior possibilidade de compra.

Identifique os potenciais consumidores e seu segmento
Ao identificar os pontos de vendas e os clientes em potencial você descobre qual grupo é o destino mais adequado para seus produtos. Através disso, você precisará identificar como o mercado é dividido para o produto que você está fornecendo, além de pensar nas seguintes variáveis para ajudá-lo a identificar os diferentes grupos de clientes:
- Geografia: região, população, clima;
- Dados demográficos: idade, sexo, renda, tamanho da família, ciclo de vida familiar;
- Benefícios: status social, saúde, emoções;
- Psicografia: estilo de vida, personalidade, interesses, hábitos, valores.
- Comportamento: uso, lealdade, prontidão para comprar, atitude em relação ao produto, decisão de compra.
Em seguida, avalie esses diferentes segmentos e seus próprios objetivos a fim de descobrir qual é o mais adequado para o seu produto, por exemplo:
- O segmento potencial é atraente com base no potencial de crescimento, tamanho de mercado e lucratividade?
- Vale investir nessa região e grupos de clientes dados os objetivos, competências e recursos do seu negócio?
- Quanto você está disposto a investir e quanto seu mercado pode pagar?
Benefícios da segmentação de mercado
Ao fazer uma estratégia adequada dos seus potenciais consumidores, de acordo com as especificidades de cada um, o seu negócio contará com o crescimento desejado, além de haver diversos benefícios para a implementação do seu segmento. Um dos primeiros passos para isso é entender como identificar os pontos de vendas mais compatíveis com o perfil do público-alvo.
Essa análise permite direcionar melhor os esforços de marketing e vendas, otimizando recursos e maximizando resultados. Entre as vantagens da segmentação de mercado está justamente a capacidade de como identificar os pontos de vendas mais lucrativos e estratégicos. Assim, a empresa consegue se posicionar de forma competitiva ao saber exatamente como identificar os pontos de vendas que trarão maior retorno para cada campanha ou ação regional.
Descoberta de oportunidades do mercado
Após segmentar seu público-alvo e identificar os pontos de vendas, você é capaz de examinar vários grupos de clientes. Agora, há grandes oportunidades de lançar novos produtos que atenderão aos requisitos de seus clientes e suas preferências.
Desenvolvimento de produtos e serviços
Determine o que funciona melhor e o que não funciona tão bem. Sendo assim, você pode melhorar facilmente suas ofertas contando com insights diretos, bem como fazer acréscimos para entregar aos seus clientes os itens mais adequados.
Adequar a estratégia de marketing
A segmentação de mercado ajuda na hora de tornar as campanhas de marketing altamente eficientes. Com ela, você atinge as pessoas certas, com a mensagem certa e no momento certo. Quanto mais conteúdo personalizado você entregar, maior será a probabilidade de resposta.
Investir em potencial de mercado é ter uma maior certeza quanto às estratégias de sua empresa. É reduzir os riscos e atingir o público certo. Sendo assim, quanto mais informações você identificar nos pontos de venda, clientes e potenciais consumidores, maiores são as chances de crescimento.
Tenha o retorno desejado, identifique os potenciais clientes do seu segmento e saiba como identificar os pontos de vendas
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