Como utilizar a inteligência de mercado aliada a inteligência competitiva?

21 | 01 | 2021 Tempo de leitura: 3min 2 visualizações

Definição de inteligência de mercado

Transformar dados e informações em conhecimento, para a tomada de decisões mais eficazes e para a construção de estratégias inteligentes, define a inteligência de mercado, que foca na demanda de sua empresa, ou seja, em seus clientes, buscando informações sobre o contexto em que a organização está inserida e o perfil de seus consumidores.

A inteligência competitiva compete em ter o foco na concorrência. O olhar da empresa, ao aplicar técnicas de análise de dados, está voltado para as ações das empresas que pertencem ao mesmo nicho de mercado.

Dessa forma, ela é considerada como sendo mais estratégica por pensar no que acontece com os principais competidores do seu segmento. Os planejamentos e construções são a longo prazo, já que o seu objetivo é, basicamente, investigar o sistema no qual a empresa está inserida para, entre outros aspectos:

Empresa mais competitiva

Ao transformar dados em conhecimento, uma empresa consegue ter uma maior noção do ambiente que a cerca e, assim, tornar-se mais competitiva no mercado. Para isso, será preciso um auxílio de ferramentas que trabalham com análise de dados para realizar um mapeamento tanto da concorrência quanto dos clientes que interagem com a marca. E, a partir dos resultados levantados, é possível traçar estratégias de negócios que sejam ainda mais eficazes, potencializando vendas e aumentando a lucratividade. 

Precisão nas análises com inteligência de mercado

Ao apostar na inteligência de dados, a busca por insights é facilitada. Porém, para que as oportunidades identificadas no próprio mercado possam ser avaliadas e utilizadas no seu negócio, é preciso realizar uma boa interpretação e fazer o detalhamento dessas informações. Dessa forma, os conhecimentos adquiridos podem ser inseridos nas estratégias e colocados em prática com segurança e de forma precisa pela empresa. 

Aumento da produtividade

A atenção nos detalhes, como a competitividade do mercado e a precisão das análises, permite que a sua empresa construa soluções eficazes e completas. Ou seja, o trabalho realizado com ferramentas de análise de dados é otimizado e de imediato é perceptível o aumento da produtividade das equipes, que podem se preocupar objetivamente com as oportunidades de mercado surgidas após a aplicação da inteligência nas estratégias.

Conclusão

Em conjunto com a inteligência competitiva, a inteligência de mercado contribui para o desenvolvimento de ações inovadoras. A análise de dados da concorrência e dos desejos e necessidades dos consumidores possibilita a uma marca inovar em seus produtos e serviços, impactando positivamente o seu público-alvo.

Comece a sua experiência ficando por dentro do comportamento do mercado de bens de consumo. Baixe, gratuitamente, o nosso panorama mensal e confira os indicadores em: vendas, preço médio, total de compradores e ticket médio, dos canais: Varejo Alimentar e Food Service.

Entre em contato com a Mtrix e descubra o que a inteligência de mercado pode fazer pelo seu negócio!

Sobre nós

Somos a Mtrix, uma rede global de informação e conhecimento que combina experiência e tecnologias avançadas para criar soluções de inteligência de dados.

Há mais de uma década no mercado, estamos presentes em +20 países, proporcionando compreensão clara e completa da performance de venda e comportamento de consumo nos setores de varejo e distribuição, revelando novas rotas de crescimento que ampliam a vantagem competitiva de nossos clientes e parceiros.

Atuamos com 2.000 distribuidores e atacadistas parceiros, abrangendo transações de mais de 1 milhão de pontos de venda em todo o Brasil, para cerca de 100 dentre os maiores fabricantes de produtos de bens de consumo.

Tudo isso em soluções customizáveis de Big Data, respaldado pela nossa plataforma de Data Quality.

Siga-nos no LinkedIn e acompanhe as novidades do mercado.

Deixe seu comentário

Leia também

Tecnologia com inteligência de dados é fundamental para garantir a tomada das melhores decisões
01|12|2022
Blog
Tecnologia sem inteligência de dados é como navegar sem bússola

Por que uma tecnologia com inteligência de dados é necessária?A escolha de um fornecedor de tecnologia de...

Como a visibilidade inteligente pode alavancar vendas no Canal Indireto
31|03|2023
Blog
Como a visibilidade inteligente pode alavancar vendas no Canal Indireto

DESAFIOS DA GESTÃO DE VENDAS NO CANAL INDIRETOSOLUÇÃO CARRO-CHEFEPARA FABRICANTES, ATACADISTAS E DISTRIBUIDORESPOR DENTRO DA PLATAFORMASOBRE A...