O que é ruptura de estoque e porque você deve se preocupar com ela?

03 | 02 | 2021 Tempo de leitura: 4min 74 visualizações

Ruptura de estoque é a falta de um produto no momento da compra, seja ela online ou offline. Ou seja, quando o cliente procura por algum item, mas ele não está disponível para a venda, está concretizada a ruptura.

Quais são as consequências causadas pela ruptura de estoque?

A ruptura é a principal inimiga das vendas e está entre uma das maiores causas de insatisfação dos clientes, podendo causar:

– Inibição das vendas

– Decepção dos shoppers

– Substituição do produto por outro da mesma marca

– Substituição do produto por outro da concorrência

– Desistência da compra

– Transferência da compra para outro momento

– Busca em outra loja

– Avaliações negativas para a marca

– Avaliações negativas para a loja

Tipos de ruptura:

  1. Abastecimento: Loja sem o produto. Falha na gestão de compra e/ou venda.
  2. Sortimento: Cliente busca por um produto que a loja não trabalha. Falha de comunicação da loja.
  3. Exposição: Tem estoque do produto, mas ele não está exposto na gôndola. Falha no ciclo de reposição.
  4. Fantasma: Produto exposto, mas o cliente não consegue encontrá-lo. Falha na exposição do item.

Como evitar que a ruptura de estoque aconteça?

Para evitar que esse tipo de problema aconteça em sua empresa, é fundamental contar com um planejamento alinhado e transparente que contemple tanto a gestão de vendas quanto a de estoque, entre indústria, centros de distribuição e varejistas.

ruptura de estoque
ruptura de estoque

Para que isso aconteça, tenha um parceiro estratégico focado na gestão do seu negócio.

Veja alguns benefícios:

– Use a tecnologia a seu favor

Tenha soluções para fazer a gestão de forma inteligente de toda a cadeia de distribuição e controle a ruptura com dados concretos, com qualidade e em tempo real.

– Automatize processos manuais

O uso de uma tecnologia especializada funciona como o braço direito da indústria.

  • Direciona a equipe de trade marketing nas ações e decisões
  • Aumenta a produtividade dos colaboradores
  • Diminui consideravelmente os índices de erros na transmissão de dados
  • Intensifica o combate à ruptura e estoque virtual

– Adote a estratégia de olhar para o sellout

A indústria precisa conhecer a operação dos seus centros de distribuição para com o varejo e então trabalhar ações em conjunto que irão auxiliar no aumento do giro dos produtos.

– Conheça a equipe de vendas do seu distribuidor

A equipe de força de vendas do seu distribuidor desempenha um papel fundamental na efetivação das estratégias de vendas com os varejistas, além de evitar que a ruptura aconteça, garantindo que o planejamento da indústria esteja de acordo na ponta.

– Execução no PDV

É no PDV que a maioria das decisões de compra são tomadas e, por isso, garantir a execução perfeita é sinônimo de melhor rentabilidade e atendimento de excelência ao shopper.

– Experiência do consumidor

Faça um planejamento estratégico com foco no consumidor final do produto, elaborando ações relevantes para as pessoas que consomem a sua marca. Aumente a interação com o cliente, esteja a par sobre as necessidades e expectativas do shopper. Em outras palavras, conheça a fundo o seu público-alvo.

Leia mais no artigo “Por que a Mtrix tem as melhores soluções em inteligência de mercado para a sua empresa?

Evite a ruptura, mas também fique de olho na superestocagem

Este é um tema que iremos abordar em um de nossos próximos artigos. Não deixe de acompanhar o Blog da Mtrix.

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