Painel Mtrix oferece subsídios ao planejamento com Panorama de Mercado em 2023

05 | 02 | 2024 Tempo de leitura: 10min 280 visualizações

O ano de 2024 começou com alguns bons indicadores econômicos, mas também traz, no horizonte, alguns sinais de alerta. E é exatamente neste cenário de mudanças que o Painel Mtrix cumpre sua função: servir como base confiável para o planejamento de 2024.

Para começar, temos um ano de eleições que, embora realizadas em âmbito municipal, têm o potencial de produzir repercussões nacionais. Afinal, a polarização do país ainda é bastante persistente no campo político. E instabilidades políticas frequentemente trazem reflexos na economia, tornando-as objeto de atenção quando se pensa em planejamento de médio a longo prazo.

Outro aspecto a ser levado em conta é a economia mundial. De acordo com o relatório “Situação Econômica Mundial e Perspectivas para 2024” das Nações Unidas, publicado no início de janeiro, o crescimento econômico global deve desacelerar de uma estimativa de 2,7% em 2023 para 2,4% em 2024. 

“Taxas de juros persistentemente altas, escalada de conflitos, comércio internacional lento e desastres climáticos crescentes representam desafios significativos para o crescimento global “, diz o relatório. No mesmo documento, a estimativa de crescimento para a economia brasileira é de 1,5% em 2024, cerca de metade do ritmo estimado em 2023.

PAINEL MTRIX TRAZ OS PRINCIPAIS KPIS DO MERCADO

Diante desse cenário, é cada vez mais relevante para as empresas manterem um olhar próximo sobre o comportamento do mercado para alinhar suas metas e estratégias de negócios. Por isso, convidamos você a conhecer os dados comparativos do Panorama de Fechamento do Ano de 2023 em comparação com 2022, estudo elaborado pela Mtrix.

O Painel Mtrix é um guia essencial para o planejamento da indústria e de Distribuidores & Atacadistas. Esses setores precisam cada vez mais fazer escolhas certeiras e ganhar eficiência para garantir sua rentabilidade e competitividade.

O Panorama de Fechamento do ano mostra a performance dos mercados Alimentos (nos canais Varejo Alimentar e Food Service), Home Care & Personal Care (canais Varejo Alimentar e Farmácias & Perfumarias), e Cuidados Pessoais (nos canais Farmácias e Perfumarias & Cosméticos).

Fazem parte do estudo visões comparativas por trimestre, por regiões e ainda por KPIs como vendas em receita, volume, preço, total de compradores e ticket médio por PDV.

Conheça, a seguir, os principais números do painel Mtrix.

ALIMENTOS

Em 2023, o crescimento do mercado de Alimentos foi de 1,9% em termos de quantidade de lojas, chegando a 614.104 PDVs, contra 602.610 PDVs em 2022. O aumento no número de lojas por canal foi de +0,6% no Varejo Alimentar e +3,8% no Food Service.

Os números nacionais indicam resultado negativo para as vendas em volume, tanto no canal Varejo Alimentar (-5,9%) quanto no canal Food Service (-2,8%). Os demais KPIs, contudo, mantiveram-se positivos. No Varejo Alimentar, houve crescimento de +4,5% nas vendas em receita, + 11,0% no preço médio e +3,8% no ticket médio. No Food Service, houve evolução de +8,6% nas vendas em receita, +11,6% no preço médio e +4,5% no ticket médio por PDV.

DESTAQUE POR REGIÃO 

Sudeste

Na região Sudeste, o Food Service apresentou desempenho superior ao do Varejo Alimentar, de maneira geral, embora nas vendas em volume ambos os canais tenham sofrido perdas: -3,0% no Food Service e -1,7% no Varejo Alimentar. Nos demais KPIs, o Food Service sai na frente, com crescimento de +8,6% nas vendas em receita (contra +4,3% do Varejo Alimentar) e +11,9% no preço médio (contra +6,0%).

Nordeste

O Nordeste mostra resultados positivos em todos os KPIs do canal Food Service: +9,5% nas vendas em receita, +3,1% nas vendas em volume, +6,2% no preço médio e +5,3% no ticket médio por PDV. O canal Varejo Alimentar teve maior aumento no preço médio (+10,1%) e desempenho abaixo do Food Service nos demais indicadores: +2,5 nas vendas em receita, -6,8% nas vendas em volume e +3,0% no ticket médio por PDV. Note-se, além da queda nas vendas em volume, a perda de PDVs: -0,5% no período estudado.

Sul

No Sul do país, tanto o Varejo Alimentar quanto o Food Service apresentaram redução nas vendas em volume (-2,2% e -4,8%, respectivamente). Nos demais indicadores, o Varejo Alimentar teve melhores resultados: +11,0% nas vendas em receita (contra +7,5% do Food Service), +13,7% no preço médio (contra +12,9%) e +9,5% no ticket médio por PDV (contra +5,1%).

Centro-Oeste

Em relação ao Centro-Oeste, observa-se significativa queda nas vendas em volume, especialmente no Varejo Alimentar (-11,7%). A redução no Food Service foi de -2,1%. Quanto aos demais indicadores, o Food Service mostrou crescimento de +10,4% nas vendas em receita (contra +5,5% do Varejo Alimentar), +12,8% no preço médio (contra +19,4%) e +4,6% no ticket médio por PDV (contra +1,7%).

Norte

A região Norte registrou o maior número de indicadores negativos entre todas as regiões. O Varejo Alimentar regional teve redução nas vendas em receita (-1,5%), nas vendas em volume (-13,8%) e no ticket médio por PDV (-2,1%). No canal, o preço médio apresentou aumento de +14,3%. No canal Food Service, houve aumento das vendas em receita (+6,8%) e do preço médio (+23,2%). 

HOME CARE & PERSONAL CARE

O mercado de HCPC apresentou em 2023 crescimento de 1,5% na quantidade de lojas na comparação com 2022, passando de 405.172 para 411.375 PDVs. No canal Varejo Alimentar, o crescimento apurado foi de 1,4%, enquanto no canal Farmácias & Perfumarias o aumento foi de 2,1% no número de lojas.

No resultado consolidado nacional, o Varejo Alimentar mostrou crescimento de +19,3% em vendas em receita; +6,8% nas vendas em volume; +11,5% no preço médio e +17,7% no ticket médio por PDV. Em Farmácias & Perfumarias, os resultados foram: +13,4% nas vendas em receita; +2,0% nas vendas em volume; +11,2% no preço médio e +11, 1% no preço médio por PDV.

DESTAQUE POR REGIÃO 

Sudeste

Na região Sudeste, destacam-se os resultados das vendas em receita (+19,5% no Varejo Alimentar e +14,3% nas Farmácias & Perfumarias) e o crescimento do ticket médio por PDV (+16,6% no Varejo Alimentar e +13,1% em Farmácias & Perfumarias). Nas vendas em volume, o canal Varejo Alimentar se saiu melhor (+9,7%, contra +3,7% de Farmácias & Perfumarias). Farmácias & Perfumarias apresentou maior aumento no preço médio: +10,2%, contra +8,9% do canal Varejo Alimentar.

Nordeste

Já na região Nordeste, o canal Varejo Alimentar destaca-se no mercado de HCPC com um desempenho muito superior ao do canal Farmácias & Perfumarias, embora os números deste último sejam também positivos. O Varejo Alimentar apresentou crescimento de +19,7% nas vendas em receita (+8,0% nas Farmácias & Perfumarias) e de +19,1% no ticket médio por PDV (+4,0% nas Farmácias & Perfumarias). Farmácias & Perfumarias teve crescimento superior apenas em relação ao número de lojas: +3,9%, enquanto no Varejo Alimentar o aumento foi de +0,5%.

Sul

Os números da região Sul mostram crescimento do mercado HCPC no Varejo Alimentar, em termos de vendas em receita (+13,2%), preço médio (+14,45) e ticket médio por PDV (+11,5%). Contudo, o canal apresentou queda de -1,4% nas vendas em volume. Já no canal Farmácias & Perfumarias, as vendas em volume encolheram -20,2%. O canal também teve desempenho negativo nas vendas em receita (-6,1%) e no ticket médio por PDV (-8,1%), apesar de crescimento de +17,7% no preço médio.

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, ao contrário, houve forte crescimento. E foi o canal Farmácias & Perfumarias que apresentou o melhor desempenho, com destaque para os KPIs vendas em receita (+32,3%, contra +22,1% do Varejo Alimentar), ticket médio por PDV (+29,6%, contra 21,5%) e vendas em volume (+15,%, contra +5,6%).

Norte

Também na região Norte o canal Farmácias & Perfumarias teve desempenho bem acima do canal Varejo Alimentar, embora este também tenha mostrado ótimos números. Farmácias & Perfumarias teve crescimento de +41,7% nas vendas em receita (contra +23,5% do Varejo Alimentar); +39,5% no ticket médio por PDV (contra 22,3%) e +27,5% nas vendas em volume (contra +4,4%).

CUIDADOS PESSOAIS

O crescimento do número de lojas no mercado de Cuidados Pessoais foi de +1,7% entre 2022 e 2023, passando de 89.659 para 91.219 PDVs. A evolução foi de +1,5% no canal Farmácias e de +2,6% no canal Perfumarias & Cosméticos.

Os números Brasil mostram desempenho superior do canal Perfumarias & Cosméticos na comparação com o canal Farmácias, em todos os KPIs, com exceção do preço médio. Perfumarias & Cosméticos registrou aumento de +27,0% nas vendas em receita (contra +7,2% no canal Farmácias), +12,7% nas vendas em volume (contra -5,5%), +12,7% no preço médio (contra +13,5%) e +23,7% no ticket médio por PDV (contra +5,6%).

DESTAQUES POR REGIÃO 

Sudeste

Os números da região Sudeste no mercado de cuidados pessoais refletem um desempenho positivo em ambos os canais e em todos os KPIs. Os resultados do canal Farmácias foram especialmente robustos: +30,6% nas vendas em receita (contra +8,9% do canal Perfumarias & Cosméticos), +23,5% nas vendas em volume (contra +7,7%) e +26,6% no ticket médio por PDV (contra +3,5%). O canal Perfumarias & Cosméticos superou Farmácias apenas no crescimento do número de lojas: +5,2% contra +3,2%.

Nordeste

No Nordeste, o canal Farmácias também exibiu melhores resultados na maior parte dos indicadores. Os números foram: +30,9% nas vendas em receita, +30,7% nas vendas em volume e +26,9% no ticket médio por PDV. Já no canal Perfumarias & Cosméticos, tivemos: +13,5% nas vendas em receita, +12,0% nas vendas em volume e +4,6% no ticket médio por PDV.

Sul

A região Sul trouxe dados positivos, com exceção do preço médio, que caiu -2,9% no canal Farmácias e -0,2% no canal Perfumarias & Cosméticos. O canal Farmácia teve resultado melhor do que Perfumarias & Cosméticos em termos de ticket médio por PDV: +2,2% de crescimento, contra +0,5% no canal Perfumarias & Cosméticos. Nas vendas em receita, Farmácias cresceu +2,6% (contra +8,5% em Perfumarias & Cosméticos) e nas vendas em volume, +5,7% (contra +8,8%).

Centro-Oeste

O Centro-Oeste apresentou bom desempenho no canal Farmácias, com os seguintes números: +31,2% nas vendas em receita (contra +5,3% do canal Perfumarias & Cosméticos), +19,5% nas vendas em volume (contra +5,0%), +9,7% no preço médio (contra +0,4%) e +29,7% no ticket médio por PDV (contra -2,9% — sendo este o único indicador negativo do fechamento do ano para o mercado de Cuidados Pessoais na região).

Norte

Na região Norte, novamente o destaque do mercado de Cuidados Pessoais é o canal Farmácias. Houve um notável crescimento de +52,5% nas vendas em receita (contra 33,6% no canal Perfumarias & Cosméticos, outro grande resultado) e +49,3% no ticket médio por PDV (contra +15,0%). Já o canal Perfumarias & Cosméticos se sobressai nas vendas em volume, com crescimento de +41,8% (contra +31,6% no canal Farmácias). O preço médio foi ampliado em+15,8% no canal Farmácias, mas apresentou queda de -5,7% no canal Perfumarias & Cosméticos.

SAIBA MAIS SOBRE O PAINEL MTRIX MARKET INSIGHTS

O painel Mtrix traz dados de uma rede integrada de mais de 90 indústrias e 1.700 distribuidores & atacadistas com vendas para mais de 1 milhão de PDVs, coletados diariamente. Com isso, conseguimos visibilidade real do comportamento do mercado de bens de consumo e provemos informações confiáveis e atualizadas. Dessa forma, geramos os melhores insights e permitimos a tomada de decisões precisas, baseadas em dados.

Para conhecer mais detalhes e os resultados trimestrais deste estudo, clique aqui.

Você também pode solicitar seu estudo de mercado personalizado, com inúmeras possibilidades de personalização. Alguns exemplos:

Comparativo de suas vendas versus o mercado, por períodos.

Estudos de identificação de potencial do mercado, por município.

Indicadores que apontam o porte e o perfil de compras de um universo de mais de 1 milhão de PDVs em todo o Brasil.

Estudos de distribuição numérica que apontam, com precisão, o tamanho do mercado em 100% do território nacional.

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