As empresas buscam cada vez mais por ferramentas que contribuam para alavancar os seus resultados. O uso da informação é essencial para traçar estratégias com o objetivo de vender mais, e é nesse ponto que a tecnologia desenvolve o seu papel.
Como a tecnologia é positiva para a inteligência de mercado?
A tecnologia tem um papel significativo quando o assunto é levantar e organizar as informações, contribuindo para:
- Captar;
- Armazenar;
- Filtrar;
- Entregar dados limpos.
Ela proporciona dados mais organizados e precisos, possibilitando traçar estratégias para obter melhores resultados.
Dentro deste cenário, existem soluções digitais eficientes que ajudam no processamento e cruzamento de dados e na produção de analytics que facilitam a interpretação dessas informações.
Embora as empresas usem ferramentas diferentes, o objetivo será sempre o mesmo: auxiliar na definição das melhores estratégias. No entanto, contar com bons softwares e soluções personalizadas pode ser ainda mais significativo para obter dados mais precisos.
Diferencial competitivo
O Big Data e o Business Analytics precisam fazer parte da estratégia de negócios das organizações que tenham uma relação direta com o consumidor.
Monitoramento eficiente
Além de ajudar em todo o processo de inteligência de mercado, a tecnologia também permite um monitoramento mais eficiente da empresa. Ela consegue captar, quase em tempo real, se há novas tendências ou mudanças no setor, colaborando com ações estratégicas mais rápidas.
Como funciona a inteligência de mercado na prática?
Para utilizar essa estratégia como uma ferramenta capaz de potencializar uma determinada empresa ou fortalecer as vendas, é necessário, em primeiro lugar, entender o que deve ser feito com o grande volume de dados coletados que, por sua vez, são gerados em variadas frentes.
O Big Data tem um papel importante nesse contexto. É possível fazer a captação das informações de vendas, dos níveis de ruptura, precificação, estoque, pontos de vendas compradores, promoções, validação de pontos extras, materiais de merchandising, dentre muitas outras questões pertinentes ao crescimento e expansão da empresa.
Isso torna muito mais simples o processo de traçar ações de inteligência de mercado para prever problemas em potencial, consertar falhas ou planejar ações de vendas mais eficientes.
Qual a importância de investir em inteligência de mercado?
Primeiramente é importante analisar as informações não apenas sobre o seu próprio negócio, mas também de toda a concorrência, por meio de softwares e variadas aplicações.
Benefícios:
- Conhecer de forma mais profunda o perfil de seu cliente atual;
- Conhecer as necessidades do mercado para criar estratégias adequadas;
- Acompanhar tendências de comportamento e consumo;
- Entender como está a percepção da marca de acordo com o ponto de vista do consumidor;
- Conhecer melhor seu mercado de atuação;
- Analisar evoluções, ações e direcionamentos de concorrentes;
- Desenvolver novas funcionalidades, recursos ou até mesmo produtos e serviços;
- Munir o time de vendas com informações úteis para melhorar a performance de vendas;
- Conhecer os principais influenciadores do mercado.
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