SEARA – INTERACTION

Desafio

Há 10 anos a Seara realiza o PED – Programa de Excelência do Distribuidor, que é voltado ao canal distribuidor para o seu desenvolvimento comercial, com os objetivos de:

  • Incentivar o sell out e a excelência na execução dos distribuidores Seara.
  • Incrementar o volume em produtos Seara de alto valor agregado.
  • Aumentar o número de itens por clientes.
  • Aumentar a distribuição numérica levando os produtos da Seara ao maior número de varejos possíveis.

Para a execução do PED são determinadas metas por distribuidores com foco nos indicadores de Sell-in, Sell-out e Execução em loja.

Como premissa para que distribuidores participem do PED, eles precisam estar integrados a Mtrix.

Há mais de 9 anos a Mtrix é parceira da Seara, e peça-chave para a execução do PED. A Seara utiliza as soluções de inteligência da Mtrix que permitem o acompanhamento diário dos indicadores do PED e a retirada de insights para direcionamento das equipes de venda e trade marketing.

Uma das principais ferramentas da Mtrix utilizadas pela Seara para o PED 2024 é o Interaction by Mtrix.


Solução

O InterAction by Mtrix é um dashboard que em poucos cliques identifica as oportunidades de fidelização dos pontos de venda e orienta o mix de produtos que deve ser vendido.

A ferramenta foi otimizada ao PED oferecendo insights valiosos sobre o comportamento de compra dos clientes, para definição de regiões-alvo e estabelecimento de desafios ambiciosos, a fim de aumentar o número de clientes que compram regularmente, impulsionando o crescimento sustentável do negócio.

“Essa plataforma fornece uma análise detalhada da frequência de compra de cada cliente, identificando oportunidades de otimização e ações corretivas”, acrescenta Arivilton Rehn, Diretor de Vendas – Canal Distribuidor (Seara Alimentos).”


Resultados

A parceria com a Mtrix e utilização do Interaction na execução do PED resultou em uma transformação significativa nas estratégias de vendas e gestão dos distribuidores da Seara.

Com o InterAction inserido na execução do PED da Seara, foi possível realizar o direcionamento preciso dos distribuidores. A ferramenta traz de forma simplificada as seguintes análises:

  • Clusterização de PDVs por nível de fidelidade
  • Análise detalhada de oportunidade de Mix, demonstrando qual o mix de produtos os PDVs mais leais estão comprando e onde estão as oportunidades de crescimento do mix e aumento de positivação.
  • Extração do Mapa da Mina dos Pontos de Venda mapeados com potencial para alavancar o mix de produtos.

Com isso para a execução dos KPIs de 2024, está sendo possível: 

– Melhorar a compreensão do comportamento do cliente; – Direcionar a equipe de vendas da Seara e a do distribuidor com precisão rumo às metas. – Aumentar a presença do mix de valor no pequeno varejo. – Aumentar a fidelização e recorrência de compras dos PDVs.

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