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Home Blog Como identificar os pontos de venda com maior potencial
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Como identificar os pontos de venda com maior potencial

13 de junho de 2021 0 Comments

Ao abrir um novo negócio, é normal questionar a melhor localização, pois um mau investimento pode gerar grandes prejuízos. Nesse caso, aprender a identificar os pontos de venda com maior potencial é a melhor maneira de estudar se aquele negócio em determinada região é ou não adequado para o seu segmento.

Além disso, alguns clientes são mais valiosos do que outros. Isso pode ocorrer por vários motivos, desde o tamanho de suas compras até a renda média e faixa etária de determinada localização.

Empresas de sucesso geralmente são aquelas que identificam esses clientes, constroem relacionamentos com eles e trabalham para atrair novos clientes com perfis semelhantes.

Com um planejamento estratégico e a escolha de um cenário promissor, as chances de se consolidar no mercado são muito grandes. Mas, como escolher esse cenário? Como e por que identificar os pontos de venda com maior potencial?

O que é potencial de mercado?

Potencial de mercado é o quanto sua empresa consegue produzir e quanto o mercado é capaz de comprar. Isso quer dizer que, é necessário a identificação de diferentes grupos de clientes a fim de determinar as ações específicas para cada segmento.

Ou seja, uma estudante de 18 anos e um economista de 40 têm desejos, comportamentos e necessidades diferentes. Do mesmo jeito que mulheres, idosos e pessoas com classes sociais diferentes, possuem características diferenciadas. 

Assim, identificar os pontos de vendas e o potencial de mercado é verificar qual público-alvo seu negócio atende e em que região essas pessoas moram ou frequentam, além de observar as demais características. Desse modo, as chances de consolidação e crescimento são maiores. 

Por que segmentar o mercado é importante?

Ao definir adequadamente o seu nicho de mercado e o público-alvo, suas ações serão mais assertivas e você conseguirá ter o retorno desejado, dado que você utilizará melhor os recursos, pois aprende quem quer o seu produto e quem você precisa atingir. Além disso, o aumento de lucro é maior, pois você se relaciona com clientes com maior possibilidade de compra.

Identifique os potenciais consumidores e seu segmento

Ao identificar os pontos de vendas e os clientes em potencial você descobre qual grupo é o destino mais adequado para seus produtos. Através disso, você precisará identificar como o mercado é dividido para o produto que você está fornecendo, além de pensar nas seguintes variáveis ​​para ajudá-lo a identificar os diferentes grupos de clientes:

  • Geografia: região, população, clima;
  • Dados demográficos: idade, sexo, renda, tamanho da família, ciclo de vida familiar;
  • Benefícios: status social, saúde, emoções;
  • Psicografia: estilo de vida, personalidade, interesses, hábitos, valores.
  • Comportamento: uso, lealdade, prontidão para comprar, atitude em relação ao produto, decisão de compra.

Em seguida, avalie esses diferentes segmentos e seus próprios objetivos a fim de descobrir qual é o mais adequado para o seu produto, por exemplo:

  • O segmento potencial é atraente com base no potencial de crescimento, tamanho de mercado e lucratividade?
  • Vale investir nessa região e grupos de clientes dados os objetivos, competências e recursos do seu negócio?
  • Quanto você está disposto a investir e quanto seu mercado pode pagar?

Benefícios da segmentação de mercado 

Ao fazer uma estratégia adequada do seus potenciais consumidores, de acordo com as especificidades de cada um, o seu negócio contará com o crescimento desejado, além de haver diversos benefícios para a implementação do seu segmento. Por exemplo, entre as vantagens da segmentação de mercado estão:

Descoberta de oportunidades do mercado

Após segmentar seu público-alvo e identificar os pontos de vendas, você é capaz de examinar vários grupos de clientes. Agora, há grandes oportunidades de lançar novos produtos que atenderão aos requisitos de seus clientes e suas preferências.

Desenvolvimento de produtos e serviços 

Determine o que funciona melhor e o que não funciona tão bem. Sendo assim, você pode melhorar facilmente suas ofertas contando com insights diretos, bem como fazer acréscimos para entregar aos seus clientes os itens mais adequados.

Adequar a estratégia de marketing

A segmentação de mercado ajuda na hora de tornar as campanhas de marketing altamente eficientes. Com ela, você atinge as pessoas certas, com a mensagem certa e no momento certo. Quanto mais conteúdo personalizado você entregar, maior será a probabilidade de resposta.

Investir em potencial de mercado é ter uma maior certeza quanto às estratégias de sua empresa. É reduzir os riscos e atingir o público certo. Sendo assim, quanto mais informações você identificar nos pontos de venda, clientes e potenciais consumidores, maiores são as chances de crescimento. 

Tenha o retorno desejado, identifique os potenciais clientes do seu segmento

Otimize a produtividade de vendas e tenha o crescimento desejado, sem altos investimentos em pesquisas amostrais. Conte com as soluções Mtrix e garanta maior efetividade sobre vendas e retorno de investimentos, além de direcionamentos estratégicos para fidelização e retenção de clientes!

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