O papel da inteligência de dados na execução do JBP (Joint Business Plan)

15 | 06 | 2023 Tempo de leitura: 7min 4 visualizações

Este é o segundo post da série elaborada pela Mtrix para falar sobre os diversos aspectos de um Joint Business Plan. E antes de qualquer consideração, convém retomar alguns conceitos sobre inteligência de dados e sua importância para os negócios.

É sabido que, para reduzir o risco de incidência de erros derivados de uma percepção equivocada da realidade do mercado ou da própria performance da empresa, a tomada de decisão deve ser, sempre, baseada em dados. Ou seja, dados mais atualizados, mais abrangentes, mais confiáveis e fidedignos possíveis. 

Uma vez de posse desses dados, o gestor tem duas questões diante de si:

  1. Como tirar desses dados os insights que vão guiar o planejamento das ações necessárias e sua correta execução
  2. Como dar visibilidade para esses dados e insights a colaboradores e parceiros da sua cadeia produtiva, de modo a compartilhar conhecimento de forma ágil e eficiente e poder trabalhar de forma colaborativa.

A inteligência de dados ou business intelligence (BI) é o conjunto de processos e ferramentas que permitem coletar, organizar e analisar as informações recebidas. Dessa forma, podemos transformar dados brutos em informações de valor para a tomada de decisões estratégicas.

Ela também permite que as informações circulem entre departamentos ou mesmo entre empresas parceiras de forma organizada e de fácil compreensão. Isso porque as melhores plataformas de BI contam com interface gráfica bastante amigável que pode ser visualizada em dashboards detalhados e customizáveis.

A tecnologia hoje disponível permite realizar todas as etapas desse processo complexo com maior precisão e agilidade. Os procedimentos manuais tradicionalmente são automatizados para coletar, compilar, cruzar e analisar dados com mais rapidez e menos erros. Assim, a inteligência de dados é um elemento importante da gestão, dando às empresas que a utilizam corretamente uma significativa vantagem competitiva no mercado.

Inteligência de dados e Joint Business Plan

Como visto no texto anterior, o Joint Business Plan (JBP) envolve alinhamento de estratégias, metas e métricas entre a indústria e seus parceiros de negócios (varejo ou distribuidor), sempre atentando para a necessidade de promover o desenvolvimento e atender aos objetivos de cada integrante da cadeia — e não apenas de uma das partes.

Do planejamento de marketing até a execução no ponto de venda, todo o processo deve ser discutido e negociado entre os envolvidos. Desse modo, é possível garantir a comunicação fluida, o conhecimento das ferramentas utilizadas, a adesão ao cronograma estabelecido e o comprometimento com os resultados.

Mas, quaisquer que sejam as estratégias e táticas adotadas, é indispensável que todas as decisões sejam fortemente baseadas em dados de qualidade. Também devem utilizar plataformas que contenham as ferramentas necessárias para o correto acompanhamento, em tempo real, das ações realizadas pelas equipes de campo e do desempenho dos PDVs. 

Ou seja, é preciso ter a inteligência de dados — ou business intelligence — como ponto de partida de todo o processo. Caso contrário, assume-se o risco de trazer prejuízos à empresa e aos parceiros em razão de avaliações equivocadas. Afinal, dados de qualidade duvidosa não cumprem o papel de guiar a construção de um plano efetivo e bem estruturado.

A importância do parceiro tecnológico 

A escolha de um parceiro na área de tecnologia é absolutamente estratégica em um Joint Business Plan. Assim, devemos levar em conta diversos parâmetros técnicos, operacionais e de relacionamento humano. 

Primeiramente, esse parceiro precisa ter um olhar atento para a empresa que o contrata, sendo capaz de compreender a fundo as necessidades específicas de cada negócio e sua interação com os demais parceiros, bem como identificar o fluxo de informação que interliga essa cadeia.

O bom relacionamento com a equipe do contratante é essencial para se obter a necessária colaboração. Por isso, o fornecedor de tecnologia deve ser acessível para ouvir as pessoas envolvidas no projeto e disponibilizar tempo para observar e analisar todos os aspectos relevantes do processo a ser automatizado. 

A capacidade de prestar o suporte técnico adequado ao longo da implementação e de futuras atualizações da plataforma, bem como a capacidade de prover o necessário treinamento são também pontos inegociáveis.

Assim, uma solução que realmente atenda aos objetivos do JPB (Joint Business Plan) depende dessa junção de expertise com atendimento personalizado.

É por saber disso que a Mtrix trata o negócio de seus clientes como o seu próprio negócio e busca atuar sempre de forma estratégica. Nossa preocupação não é apenas fornecer um serviço de excelência — mas de gerar valor.

Use as plataformas de Data Quality da Mtrix para criar um Joint Business Plan eficaz

Data Quality para criação do Joint Business Plan

Como já foi possível observar, a qualidade dos dados com que as plataformas de BI trabalham precisa ser a melhor possível. Da acurácia e confiabilidade dos dados depende o sucesso de todas as ações subsequentes à sua coleta.

Em especial no caso dos JBP (Joint Business Plan), a qualidade dos dados é ainda mais crítica, pois as ações envolvem processos que envolvem duas ou até três diferentes empresas.

Para poder oferecer a seus parceiros uma base de dados confiáveis e com níveis de consistência superiores a 99%, a Mtrix criou a MIND, exclusiva plataforma de Data Quality que coleta diariamente informações de mais de 1 milhão de pontos de venda em todo o país. 

Dessa forma, ao estruturar um JBP (Joint Business Plan) com o auxílio das modernas plataformas de BI disponibilizadas pela Mtrix, as empresas conseguem: 

  • Ter visibilidade de todo o processo, bem como da evolução de cada uma de suas etapas — a atuação da equipe de vendas, por exemplo – em tempo real
  • Cruzar dados esparsos para descobrir tendências de mudanças no comportamento de consumo
  • Identificar rapidamente problemas operacionais e logísticos dentro da cadeia
  • Realizar mudanças no tempo adequado para solucionar problemas pontuais e gargalos do processo
  • Gerar relatórios detalhados a partir de parâmetros variados
  • Produzir e compartilhar informação relevante e precisa, com redução de custos e de erros
  • Entre outras facilidades.

Tecnologia gera aumento de produtividade

Diante desses benefícios, fica claro por que cada vez mais empresas investem em sistemas automatizados de tratamento de dados. O bom uso da tecnologia libera as pessoas do trabalho repetitivo de preenchimento de planilhas. E, assim, elas podem dar à empresa suas melhores contribuições, solucionar problemas complexos e agregar valor ao negócio.

Também fica claro que gastos relativos à modernização e automação no tratamento de dados estão longe de ser uma despesa! Pelo contrário, são um importante investimento na competitividade e produtividade da empresa.

Ademais, no médio prazo, a adoção das ferramentas de BI ajudam a dar maior consistência às decisões tomadas nas diversas instâncias da empresa e a criar uma cultura flexível e colaborativa, indispensável à implementação de qualquer JBP (Joint Business Plan), além de voltada à inovação contínua.

SOBRE A MTRIX

Há mais de 12 anos disponibilizando soluções de inteligência de dados, a Mtrix conecta, captura e processa dados transacionados diariamente entre fabricantes, distribuidores e varejistas de todo o país. São mais de 1.500 distribuidores e atacadistas, mais de 1 milhão de pontos de venda no Brasil e mais de 75 clientes da indústria atendidos, com destaque para os segmentos de alimentos, bebidas, cuidados pessoais e cuidados com o lar.

Para saber mais sobre as soluções desenvolvidas pela Mtrix, contate-nos e descubra como a inteligência de dados pode trazer novas oportunidades para o seu negócio!

Siga-nos no LinkedIn e acompanhe as novidades do mercado.

Deixe seu comentário

Leia também

Atacadistas e distribuidores têm preditividade e rentabilidade aumentadas com o PAD Sales
09|02|2024
Blog
Atacadistas e distribuidores têm preditividade e rentabilidade aumentadas com o PAD Sales

ENFRENTANDO A COMPLEXIDADE DO MERCADOA INTELIGÊNCIA DE DADOS COMO RECURSO PARA CRESCERCASES DE SUCESSOSAIBA MAIS SOBRE O...

Em cenário incerto, estudo Mtrix com dados de maio trazem parâmetros para o planejamento estratégico das empresas
26|06|2024
Blog
Em cenário incerto, estudo Mtrix com dados de maio traz parâmetros para o planejamento estratégico das empresas

Dados de maioHIGHLIGHTS DO MÊS DE MAIOALIMENTOSHOME CARE & PERSONAL CARE Dados de maio O Brasil segue...