[email protected]
+55 11 94231-8940
Login
  • Sobre nós
    • A Mtrix
    • MIND® Data Quality
  • Soluções
    • Fabricantes
    • Distribuidores e Atacadistas
  • Produtos
    • BasketMix
    • Campanhas de Incentivo
    • Captare
    • Censor
    • Censor AD
    • interAction
    • Mtrix Highlights
    • PAD Sales
    • Pulse by Mtrix
    • SSE Dashboard
    • Sell-in
  • Clientes
    • Nossos Clientes
    • Cases
    • Depoimentos
  • Conhecimento
    • Blog
    • Informativos
    • Vídeos
  • Contato
    • Suporte ao Cliente
    • Fale com Vendas
    • Trabalhe Conosco
  • Login
  • Português
    • Inglês
    • Espanhol
Falar com comercial
  • Sobre nós
    • A Mtrix
    • MIND® Data Quality
  • Soluções
    • Fabricantes
    • Distribuidores e Atacadistas
  • Produtos
    • BasketMix
    • Campanhas de Incentivo
    • Captare
    • Censor
    • Censor AD
    • interAction
    • Mtrix Highlights
    • PAD Sales
    • Pulse by Mtrix
    • SSE Dashboard
    • Sell-in
  • Clientes
    • Nossos Clientes
    • Cases
    • Depoimentos
  • Conhecimento
    • Blog
    • Informativos
    • Vídeos
  • Contato
    • Suporte ao Cliente
    • Fale com Vendas
    • Trabalhe Conosco
  • Login
  • Português
    • Inglês
    • Espanhol
Falar com comercial
  • Sobre nós
    • A Mtrix
    • MIND® Data Quality
  • Soluções
    • Fabricantes
    • Distribuidores e Atacadistas
  • Produtos
    • BasketMix
    • Campanhas de Incentivo
    • Captare
    • Censor
    • Censor AD
    • interAction
    • Mtrix Highlights
    • PAD Sales
    • Pulse by Mtrix
    • SSE Dashboard
    • Sell-in
  • Clientes
    • Nossos Clientes
    • Cases
    • Depoimentos
  • Conhecimento
    • Blog
    • Informativos
    • Vídeos
  • Contato
    • Suporte ao Cliente
    • Fale com Vendas
    • Trabalhe Conosco
  • Login
  • Português
    • Inglês
    • Espanhol
  • Sobre nós
    • A Mtrix
    • MIND® Data Quality
  • Soluções
    • Fabricantes
    • Distribuidores e Atacadistas
  • Produtos
    • BasketMix
    • Campanhas de Incentivo
    • Captare
    • Censor
    • Censor AD
    • interAction
    • Mtrix Highlights
    • PAD Sales
    • Pulse by Mtrix
    • SSE Dashboard
    • Sell-in
  • Clientes
    • Nossos Clientes
    • Cases
    • Depoimentos
  • Conhecimento
    • Blog
    • Informativos
    • Vídeos
  • Contato
    • Suporte ao Cliente
    • Fale com Vendas
    • Trabalhe Conosco
  • Login
  • Português
    • Inglês
    • Espanhol
Blog
Home Blog O seu Data Quality é mesmo Data Quality?
Blog

O seu Data Quality é mesmo Data Quality?

14 de outubro de 2019 0 Comments

Antes de avaliarmos se o nível de qualidade dos dados recebidos por sua empresa é realmente adequado, devemos entender o que realmente significa o chamado processo de Data Quality – expressão tão na moda e que tantas prestadoras de serviços proclamam praticar e, nos tempos do big data, é fundamental garantir que todos os dados e informações com os quais a sua empresa trabalha (gerados de maneira interna e/ou externa) sejam precisos, corretos, confiáveis, atualizados, completos e consistentes – para que a organização possa utilizá-los adequadamente nos processos de tomada de ações e decisões.

Porém, o que se exige de fato de uma plataforma de Data Quality? Que requisitos, abrangência e particularidades ela deve envolver para verdadeiramente ser chamada como tal? No contexto da indústria de bens de consumo, prestadoras de serviços de captura e fornecimento de dados e informações lidam com grandes volumes de transações comerciais realizadas entre os participantes das cadeias de distribuição.

Como isso acontece?

O fluxo de dados, na maioria dos casos, funciona da seguinte forma:

  • Os agentes de distribuição enviam os detalhes das transações comerciais que realizam com seus clientes – tais como produtos vendidos, preços, estabelecimento comprador, vendedor que realizou a venda, endereço, código do produto, quantidade vendida etc.
  • Os prestadores de serviços, assim como os fabricantes, seus clientes, não possuem qualquer conhecimento a priori sobre o conteúdo de cada uma dessas transações. Somente os agentes de distribuição, fornecedores dos dados, são conhecedores dos detalhes de cada transação reportada.
  • Tais agentes, por sua vez, são empresas independentes, autônomas e heterogêneas, que possuem sistemas quase sempre diferentes uns dos outros, práticas comerciais distintas, padrões de quantidade e códigos identificadores variados, etc., e muitas vezes esses elementos discrepam das práticas e sistemas utilizados em suas atividades pelos fabricantes, que igualmente variam de empresa para empresa.
  • Sem a identificação e compatibilização de todos esses fatores, isso fatalmente resultará em um número relevante de inconsistências e impropriedades, distorcendo por completo a qualidade dos dados, que passam a ser imprestáveis para os fins a que se destinam. Sendo assim, podemos concluir que grandes prejuízos são gerados pela ausência de verdadeiros processos de Data Quality – que abrangem bem mais do que se apregoa.

O que considerar na gestão da qualidade das informações?

Existem alguns aspectos que devemos levar em consideração em termos de Data Quality para saber se a gestão da qualidade dos dados da sua empresa realmente está sendo feita como de maneira correta. Vejamos:

Data Quality é muito mais do que ajuste de códigos e cadastros!

De modo geral, o máximo nível de qualidade que buscam os prestadores de serviços se limita a questões cadastrais, estáticas, tais como equalização de catálogos, identificação das partes envolvidas (nome, endereço, códigos identificadores etc.), deixando de lado, entretanto, o mais importante: o tratamento do conteúdo das transações comerciais realizadas no dia a dia, em todos os seus aspectos.

Ou seja, se os dados fornecidos pelas fontes de dados efetivamente retratam, com fidelidade, a transação que foi realizada com seu cliente, em todos os seus aspectos, qualitativos e quantitativos.

Como essas inconsistências devem ser comunicadas?

Ter um sistema que identifique, aponte e corrija as inconsistências é algo imprescindível no tratamento da informação. Entretanto, igualmente importante, principalmente quando se lida com dados complexos e grande variedade de informações, é comunicar as inconsistências de forma eficaz ao fabricante.

Uma plataforma web intuitiva que reporte diariamente o andamento do tratamento da qualidade da informação para que o fabricante possa não só monitorar, como também contribuir para o tratamento da qualidade, é algo fundamental para o alcance de níveis máximos de qualidade da informação.

Não bastam somente sistemas sofisticados

É preciso fazer uso de processos integrados e harmônicos, realizados por equipes especializadas, em atividade colaborativa com todos os players envolvidos – fabricantes, agentes de distribuição e profissionais especializados das equipes internas – que contribuem para o aperfeiçoamento constante da plataforma de Data Quality.

A verdadeira plataforma de Data Quality tem de assegurar consistentemente esses resultados, aptos a serem auditados e medidos pelos clientes/fabricantes, e assim também pelas fontes de dados, com absoluta transparência e precisão.

Conheça a nossa solução

A Plataforma MIND de Data Quality — única no mercado —, é um dos grandes diferenciais da Mtrix em relação a seus concorrentes. Testada há anos na prática das atividades e corroborada por resultados concretos e mensuráveis.

Faça o seu benchmark no mercado e veja a diferença!

A Mtrix está nesse mercado há mais de dez anos. Somos especialistas em soluções tecnológicas estratégicas para a indústria que se relaciona com o varejo. Converse conosco e descubra um mundo de oportunidades para o seu negócio. 

108
Você está utilizando suas informações de sell-out da melhor forma possível?AnteriorVocê está utilizando suas informações de sell-out da melhor forma possível?14 de outubro de 2019
Mtrix ganha destaque em revista de 150 anos de Nestlé!14 de outubro de 2019Mtrix ganha destaque em revista de 150 anos de Nestlé!Próximo
Acompanhe os conteúdos e estudos de mercado da Mtrix

Inscreva-se agora em nossa Newsletter mensal:

    Busca
    Posts Recentes
    • Fidelização do ponto de venda: aspectos que influem na recompra e no relacionamento duradouro
      Fidelização do ponto de venda: aspectos que influem na recompra e no relacionamento duradouro
    • Desempenho do varejo alimentar: 5 fatores decisivos para o sucesso
      Desempenho do varejo alimentar: 5 fatores decisivos para o sucesso
    • Como a Páscoa no canal indireto ajuda fabricantes a reagir (e antecipar) datas sazonais
      Como a Páscoa no canal indireto ajuda fabricantes a reagir (e antecipar) datas sazonais
    • Mais que Alinhamento: como o JBP impulsiona performance e fortalece parcerias
      Mais que Alinhamento: como o JBP impulsiona performance e fortalece parcerias
    • Como transparência e visibilidade impactam a eficiência da tecnologia
      Como transparência e visibilidade impactam a eficiência da tecnologia

    Logo Mtrix

    Inovação, tecnologia e inteligência de mercado para sua empresa.
    [email protected]
    +55 11 94231-8940
     Rua Doutor Geraldo Campos Moreira, 164 –
    9º andar – Cidade Monções – São Paulo – SP
    Menu
    Sobre nós
    Soluções
    Produtos
    MIND
    Clientes
    Conhecimento
    Contato
    Política de Privacidade
    Acompanhe os conteúdos e estudos de mercado da Mtrix
    Inscreva-se agora em nossa Newsletter mensal:

      2025 © Mtrix – Todos os direitos reservados

      Solicite o Pulse
      Acesse o aplicativo disponível nas lojas oficiais abaixo:
      QR code app store
      QR code play store
      Solicitar Pulse


        Request Pulse


          Contate nossa equipe