Os desafios do gerenciamento de categorias em 2021
O gerenciamento por categorias é um método de gestão utilizado no varejo que consiste em gerenciar grupos de produtos relacionados e complementares de forma estratégica, visando atender as necessidades do cliente e tornar a experiência de compra um processo mais prático e agradável, além de auxiliar no conhecimento sobre os hábitos de compra do shopper.
Benefícios:
- Potencializar as vendas
- Aumentar a lucratividade
- Ter os produtos dispostos de forma organizada e atraente aos olhos do consumidor
- Proporcionar a satisfação e fidelização do cliente
Toda a cadeia ganha:
- Indústria:
– Aumento da produção
– Potencialização das vendas e lucratividade
- Varejo:
– Aumento do volume de vendas
– Maior lucratividade
– Melhor aproveitamento dos espaços nas prateleiras
– Prevenção de perdas e ruptura de gôndola (falta de produtos)
– Conhecimento sobre os hábitos de compra de seus clientes
– Loja mais atraente
– Conquista de novos clientes
- Consumidor:
– Maior agilidade nas compras
– Sortimento mais adequado às suas necessidades
– Redução de itens em falta
– Experiência de compra mais prática e agradável
Como fazer o planejamento da gestão de categorias?
A empresa que conhece os seus números de vendas e estoque consegue gerenciar o seu negócio de forma mais eficiente e ganha muita competitividade.
Use a tecnologia a seu favor e conte com uma empresa parceira de inteligência de mercado para lhe auxiliar neste processo:
- Avaliação: Identifique as prioridades para a implementação dos conceitos do gerenciamento por categorias. Quais categorias e quais produtos focar primeiro?
- Recomendação: Defina quais as estratégias a serem traçadas e quais os resultados a serem alcançados.
- Implementação: Coloque em prática o que foi definido.
- Monitoramento: Acompanhe e monitore os resultados. Faça os ajustes necessários.
Através do uso efetivo das informações é possível conhecer o comportamento de consumo do seu cliente permitindo traçar as estratégias necessárias e tomar as decisões certas para melhor atendê-lo.
Desafios para o ano 2021:
A pandemia do novo coronavirus trouxe desafios e aprendizados para as empresas, que tiveram pouco tempo em 2020 para se adaptar a uma nova economia e promover transformações que demorariam meses para sair do papel.
A grande recessão mundial afetou o setor industrial com bastante força. Para 2021, a expectativa é de uma forte recuperação econômica, mas o cenário ainda é incerto.
O planejamento da gestão de categorias deve considerar os seguintes pontos:
- Capacidade produtiva;
- Budget de marketing;
- Tamanho do time de vendas;
- Produtividade do time de vendas e oportunidades de melhoria;
- Potencial de mercado;
- Avaliação do cenário competitivo;
- Análise dos concorrentes;
- Avaliação de produtos/tecnologia/processos produtivos;
- Penetração de mercado;
- Análise dos resultados de vendas considerando o desempenho por segmentos de mercado, regiões, equipes e categorias de produtos.
As soluções para gestão de categorias da Mtrix ajudam você a tomar decisões mais inteligentes. Conheça o BasketMix e o interAction e tenha a visibilidade que você precisa para planejar, executar e tomar decisões estratégicas, visando o aumento de vendas, distribuição e melhoria da presença/rentabilidade do mix de produtos.
Tem dúvidas sobre como podemos lhe ajudar? Deixe uma mensagem no campo dos comentários ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em contribuir com o crescimento do seu negócio.