Tecnologia sem inteligência de dados é como navegar sem bússola
Embora o conceito de tecnologia com inteligência de dados já tenha se tornado razoavelmente familiar para as empresas, nunca é demais retornar ao básico antes de avançar.
Vamos lembrar que a inteligência de dados se refere aos métodos e processos para extrair, organizar, visualizar e analisar informações com o objetivo de obter insights, identificar variáveis e desenhar possíveis cenários. Por fim, ela também guia a tomada de decisões capazes de impactar positivamente os resultados do negócio.
No início, essa prática utilizava ferramentas como listas e planilhas. Mas isso vem sendo progressivamente aprimorado ao longo do tempo, abrangendo uma quantidade cada vez maior de dados. O emprego de poderosos softwares para gestão e automação de processos também aumentou bastante, com soluções cada vez mais baseadas em inteligência artificial.
Dessa forma, a tomada de decisões — que antes era baseada na intuição ou na experiência do gestor — passou a ser baseada em informações factuais e dados numéricos. Essa foi uma transformação importante, pois num mundo em permanente transformação, dados confiáveis reduzem muito as margens de erro.
Por que uma tecnologia de gestão precisa de inteligência de dados?
É interessante pensar que talvez a sedução exercida por essas ferramentas tecnológicas poderosas esteja mascarando um problema grave. É cada vez mais frequente observar gestores acreditando que o simples acesso a programas sofisticados promoveria uma real inteligência de dados. Em outras palavras: a falsa ideia de que os resultados esperados de um processo de inteligência de dados seja consequência lógica do uso das ferramentas de última geração.
Dada a complexidade dos diversos mercados e das muitas variáveis que envolvem a cadeia de abastecimento (operacionais, comerciais, fiscais, logísticas, entre outras), o ferramental tecnológico é fundamental para atingir os objetivos do negócio. Isto é, otimizar a performance das empresas, minimizar perdas, reduzir custos e aumentar lucros.
Os programas hoje disponíveis permitem obter eficiência e agilidade, de forma jamais alcançada na história. E é impossível pensar em um negócio realmente viável sem a utilização deles. Assim, para não serem engolidas pela concorrência, as empresas constantemente vêm buscando ampliar seus recursos digitais. Fazem investimentos pesados em equipamentos e sistemas para as mais diversas áreas: administrativa, financeira, RH, marketing, vendas, produção, estoque…
Contudo, dar atenção exagerada à parte tecnológica em si e não se atentar a critérios importantes para que esses investimentos tenham retorno efetivo pode tornar-se parte do problema, ao invés de oferecer solução. Daí a importância de se escolher cuidadosamente o parceiro que irá prover as tecnologias de inteligência de dados para a empresa.
A escolha de um fornecedor de tecnologia de inteligência de dados
Primeiramente, é preciso reconhecer quais operações e fluxos de informação são realmente estratégicos. E que, portanto, devem receber atenção diferenciada tanto na etapa de coleta quanto nas etapas de tratamento e análises de dados.
Isso pode parecer óbvio e intuitivo, mas é comum que cada área da empresa tenha sua própria escala de prioridades. Assim, o conjunto de diferentes entendimentos sobre o que é de fato estratégico complica bastante essa etapa básica do processo. Sem uma boa assessoria externa desde este ponto inicial, chegar ao consenso pode ser uma tarefa demorada e árdua. O resultado acaba sendo, muitas vezes, a decisão de escolher uma ferramenta cara e inadequada.
As melhores soluções são aquelas que de fato são customizáveis e flexíveis, de modo que os softwares possam ser adaptados e alinhados às características de cada mercado e aos objetivos de cada empresa. Por isso, o parceiro escolhido deve contar com uma sólida expertise, capaz de orientar quanto à viabilidade e efetividade de cada ferramenta em face das demandas apresentadas pela empresa.
É preciso ainda que esse fornecedor esteja totalmente atualizado com o que há de mais moderno no mercado, para oferecer uma solução de ponta. E que também tenha a habilidade de olhar o negócio do cliente de forma estratégica, para orientar as melhores ferramentas e os melhores procedimentos.
Já a etapa da implementação deve ser feita por uma equipe técnica que conheça o mercado de atuação do cliente. Que compreenda suas necessidades específicas e seja capaz de prover o treinamento adequado de todo o pessoal envolvido.
Finalmente, é preciso enxergar esse fornecedor como um parceiro de médio/longo prazo. Isso porque frequentemente serão necessárias adaptações em razão de mudanças no mercado ou na estratégia da empresa, além de atualizações técnicas periódicas.
Qualidade dos dados
É importante contar com a parceria de um fornecedor que prime pela qualidade dos dados. E que busque refinar continuamente seus processos de coleta e tratamento de dados, de modo a garantir as maiores consistência e acurácia possíveis. Afinal, não se pode tomar decisões acertadas em cima de informações desatualizadas e/ou imprecisas.
Em áreas estratégicas como Vendas e Marketing, a tecnologia com inteligência de dados assume um papel fundamental. Dados de alta qualidade são capazes de gerar informações detalhadas e cruciais para ampliação da presença da marca no mercado, e permitem a identificação de novas oportunidades e o desenvolvimento de novas campanhas.
Também são capazes de detectar mudanças no comportamento dos consumidores e monitorar a performance dos diversos pontos de venda. Isso vai garantir que o produto certo esteja no lugar certo e na quantidade certa, definição do mix de produtos ideal, entre outras possibilidades.
Portanto, é fundamental que os dados sejam confiáveis, com o mínimo de inconsistências. Aqui vale destacar que a exclusiva plataforma da Data Quality Mtrix entrega informações coletadas diariamente com níveis de consistência superiores a 99%. Esses dados coletados ajudam a responder, entre outras, perguntas como:
- Onde meus produtos estão presentes? E onde não estão?
- Como está o nível do meu estoque?
- Onde devo investir em promoção?
- Em quais produtos ou pontos de venda devo focar?
- Qual o resultado das minhas campanhas de incentivo?
- Qual a performance dos meus lançamentos?
- Quais os meus clientes mais e menos rentáveis?
- Quantos e quais pontos de venda foram positivados por cada vendedor?
Conclusões
Um dos aspectos mais importantes da inteligência de dados é permitir trabalhar de forma integrada e com uma ampla visualização do processo. A inteligência de dados promove a utilização de ferramentas capazes de transportar e cruzar informações relevantes. Tanto entre as diferentes áreas da própria empresa quanto ao longo de toda a cadeia produtiva. Com isso, é possível compartilhar informações ao mesmo tempo que alinha as estratégias do negócio, desde o fabricante até o varejo, na ponta.
Uma tecnologia com inteligência de dados bem estruturada e com dados de qualidade que permitem obter informação em tempo real faz toda diferença na agilidade e consequente sucesso das ações tomadas a partir dessas informações. Além disso, transparência e clareza quanto ao fluxo de dados e rápido acesso às decisões tomadas tornam a comunicação muito mais efetiva e eficaz, contribuindo para o atingimento de metas.
Dessa forma, a inteligência de dados se torna a base que possibilita desenvolver o planejamento das diversas áreas, estratégias de crescimento, propostas de inovação. O resultado é uma empresa muito mais competitiva e presente.
Outro benefício a ser destacado é que, quando se utiliza tecnologia com inteligência de dados, se constrói em todos os níveis da empresa uma cultura de decisões orientadas por dados. Isso muda a mentalidade dos colaboradores por valorizar mais a capacidade analítica e interpretativa do que as habilidades operacionais, permitindo um verdadeiro salto na produtividade.
E, mais do que tudo, quando uma empresa (indústria ou distribuidor) consegue prestar um serviço de excelência, conhecendo e ajudando a solucionar os reais problemas de seus clientes varejistas, por meio da inteligência de dados e se utilizando de uma comunicação ágil e precisa, ela fatalmente gera aproximação, confiança e fidelização. No fim, isso é tudo o que uma empresa busca.
Sobre nós
Há mais de 12 anos disponibilizando soluções de inteligência de dados, a Mtrix integra, captura, processa dados transacionados diariamente entre fabricantes, distribuidores e varejistas de todo o país. São mais de 1.500 distribuidores e atacadistas, mais de um milhão de pontos de venda no Brasil e mais de 70 clientes da indústria atendidos, com destaque para os segmentos de alimentos, bebidas e cuidados pessoais.
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