Papel do distribuidor na integração da cadeia de abastecimento
É conhecida a grande importância do atacado distribuidor na cadeia de abastecimento do canal indireto em razão da sua capilaridade, da eficiência do atendimento aos vários formatos de varejo, da sua expertise e capacidade logística e dos serviços prestados à indústria. Contudo, é também fundamental e relevante o papel do distribuidor como agente de integração da cadeia de abastecimento, no sentido de ser uma peça-chave para a necessária fluidez das informações de uma ponta da cadeia a outra.
Dada sua posição central, atuando como verdadeira ponte entre a indústria e o varejo e atendendo com seus produtos diversos estados e regiões do país, o distribuidor tem acesso a informações que constituem um valioso feedback para alimentar as decisões estratégicas da indústria.
Entretanto, a informação por si não basta. É preciso contar com ferramentas capazes de reunir, organizar e compartilhar essas informações em formato conveniente para que sejam úteis.
A INTEGRAÇÃO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO
A integração da cadeia de abastecimento de bens de consumo, por meio de soluções tecnológicas que permitam um eficiente fluxo de dados e informações, visa ampliar a eficiência dos processos, suprir com agilidade as demandas e garantir o máximo possível de preditividade em relação à demanda. Desse modo, assegura-se que não haja nem falta nem excesso de produtos nos estoques e que as entregas sejam realizadas com o mínimo possível de erros.
No caso do fabricante, essa integração começa idealmente nos fornecedores de matérias-primas e insumos, em busca de garantir procedência, confiabilidade e regularidade no fluxo de fornecimento. Mas para os demais elos da cadeia, essa comunicação significa principalmente uma forma eficaz de reduzir o impacto de falhas humanas ao longo do processo em áreas como vendas, movimentação de estoques e logística.
Podemos levantar alguns exemplos de decisões que só podem ser tomadas de maneira informada e eficiente com o concurso de plataformas de inteligência de dados. Decisões a respeito do quê e de quanto deve ser oferecido preferencialmente pela área de vendas, de quando determinados produtos devem ser enviados aos clientes ou quais são os itens que estão próximos ao vencimento.
Mais do que isso, as plataformas devem permitir que essas informações sejam compartilhadas entre as diversas áreas da empresa e entre os parceiros de negócios que integram a cadeia (indústria, distribuidor e varejo). E, nesse processo, a atuação do distribuidor pode ser crucial.
VISIBILIDADE E ALINHAMENTO COM A INDÚSTRIA
O varejo de vizinhança, vital para o abastecimento de produtos de consumo básico em muitas partes do país, é também essencial para aumentar o alcance geográfico das marcas e ampliar o volume de vendas da indústria. Para tanto, o apoio e parceria dos atacadistas/distribuidores e da indústria são fundamentais.
Esse apoio pode se dar de diversas maneiras. Treinamentos, consultoria, materiais de merchandising, promoções e, principalmente, parceria na transformação digital do canal. Essa parceria visa a implementação de soluções tecnológicas que podem ir de sistemas para gestão de estoque à criação de um e-commerce — ou adesão a um marketplace.
Essas ações ajudam a manter o pequeno varejo vivo e saudável, e precisam fazer parte de um planejamento estratégico bem elaborado. Um planejamento que leve em conta o fato de que a integração na cadeia de abastecimento só cumpre o seu papel se o varejo, na ponta, puder funcionar plenamente.
Para tanto, é essencial que a indústria tenha uma ampla visibilidade de tudo que acontece no varejo, por intermédio das informações das vendas realizadas pelo distribuidor. Contudo, a indústria hoje tem visão apenas até certo ponto da cadeia, a partir do qual as informações começam a ficar imprecisas e os dados não fluem com a rapidez nem com a precisão desejáveis.
Uma vez que é o consumo na ponta que dita o ritmo de toda a cadeia, é necessário que as informações coletadas pelo varejo em relação aos movimentos do consumidor cheguem rapidamente até a indústria. Esta pode assim ajustar suas ações de modo a gerir as oportunidades e contornar eventuais riscos.
Informações precisas e sem ruídos
Por outro lado, as informações da indústria também precisam chegar sem ruídos até o distribuidor e, por intermédio dele, até o varejo.
A indústria elabora seu planejamento e cria estratégias que envolvem, principalmente, as áreas de trade, logística, vendas e marketing. Então, há todo um esforço para que as orientações da indústria cheguem, pelas mãos da força de vendas, até o varejista, que deve alinhar-se à estratégia para alcançar os resultados esperados.
Quando uma indústria atua através do canal indireto, o distribuidor é um parceiro essencial no planejamento e no fornecimento de informações.
E para que a cadeia como um todo tenha a visibilidade necessária, é preciso que todos assumam uma postura colaborativa e compartilhem suas informações transacionais diariamente.
PAPEL DA COLABORAÇÃO NA INTEGRAÇÃO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO
O compartilhamento de informações garante que todos os elos da cadeia tenham uma mesma base de conhecimento capaz de subsidiar decisões alinhadas com os objetivos traçados de comum acordo pelos parceiros de negócios.
A implementação de ferramentas de Business Intelligence e o compartilhamento de informações se traduzem em sensível vantagem competitiva, sendo que a adoção dessas soluções pela indústria repercute ao longo de toda a cadeia, beneficiando distribuidores e varejistas – em especial o pequeno varejo, canal estratégico para o segmento mercearil.
Visibilidade dentro da cadeia
A visibilidade das transações dentro da cadeia traz benefícios como:
- Maior eficiência operacional e de vendas
- Planejamento mais preciso, com redução de riscos
- Redução de custos
- Padronização de dados
- Automatização e simplificação de processos
- Abordagem de vendas mais acurada
- Gestão eficiente do estoque
- Redução de perdas
- Transporte, armazenagem e distribuição mais eficientes
- Fidelização do varejo, através de consultoria e compartilhamento de soluções inteligentes
- Melhora no fluxo de comunicação
- Maior agilidade na tomada de decisão
- Aumento da produtividade
- Melhora na preditividade
- Mais possibilidades de inovação
- Melhor atendimento ao varejista
- Maior satisfação do cliente final
A visibilidade ampliada também permite a análise de positivação e possibilita ao vendedor identificar novas oportunidades de negócio.
VANTAGENS DA COLABORAÇÃO
A colaboração implica o ajuste de práticas e estratégias, de modo a tornar todo o processo mais eficiente. O compartilhamento de informações garante que todos os elos da cadeia tenham uma mesma base de conhecimento capaz de subsidiar decisões alinhadas com os objetivos traçados de comum acordo pelos parceiros de negócios.
A implementação de ferramentas de Business Intelligence e o compartilhamento de informações se traduzem em sensível vantagem competitiva, e a adoção dessas soluções pela indústria repercute ao longo de toda a cadeia. Isso beneficia distribuidores e varejistas – especialmente o pequeno varejo, canal estratégico para o segmento mercearil.
Hoje, há ferramentas poderosas que cada vez mais podem oferecer visões customizadas, com perfis adaptados a cada necessidade, contribuindo para que todos os parceiros de negócio possam tomar decisões mais eficientes e rentáveis para suas empresas. Portanto, fazer a integração da cadeia de abastecimento de maneira inteligente é o caminho para evitar erros desnecessários e colher resultados positivos.
Questões importantes sobre a integração da cadeia de abastecimento
Algumas perguntas que podem ser respondidas a partir dessas das ferramentas de Business Intelligence:
- Onde meus produtos estão presentes? E onde não estão?
- Qual a performance dos meus lançamentos?
- Como está o nível do meu estoque nos PDVs pontos de venda e qual o meu estoque ideal?
- Como aumentar a positivação alavancando a minha distribuição numérica e ponderada?
- Onde devo investir em promoção e qual o ROI das minhas ações promocionais?
- Em quais produtos devo focar minhas vendas?
- Quais os pontos de venda mais rentáveis para o meu negócio?
- Qual a performance das minhas ações e campanhas de incentivo?
- Como monitorar e gerenciar o desempenho da minha equipe de vendas? E a equipe dos meus clientes?
- Quais são os meus clientes mais e menos fiéis?
- Como identificar a loja perfeita?
Compreender que para conseguir aplicar a inteligência de dados de ponta a ponta na cadeia é preciso alinhar indústria, distribuidor e varejo, compartilhando informações, é um caminho certeiro para ampliar resultados, trazer insights relevantes para o negócio e gerar valor para a cadeia como um todo. Apenas dessa maneira é possível ter uma real e bem-sucedida integração da cadeia de abastecimento.